Pedagogia


CONCEITO DE PEDAGOGIA

        Segundo libâneo (2002) sempre que pensamos em formação humana, podemos considerar uma diversidade de práticas educativas que se realizam na sociedade em muitos lugares e modalidades diferenciadas. A toda educação corresponde uma prática educativa , uma diversidade de trabalho pedagógico para além das atividades de educação escolar e ensino-aprendizagem. Pedagogia pode ser considerada a teoria e prática da educação. Teoria construída a partir e em função das exigências da realidade educacional. Mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnico-profissionais, investiga a realidade educacional em constante transformação  busca conhecimento para a prática educativa,  a pedagogia, enquanto teoria da educação, tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa. Considera que sua constituição teórica apresenta-se marcada por elevados níveis de complexidade e precariedade.  Por teorizar e sistematizar as práticas educativas produzidas historicamente, a pedagogia é a arte de instruir, ensinar e educar. A pedagogia implica metodologias, isto é, é necessário dominar e ter conhecimento do método para ter habilidade para concretizá-lo.
      Sua origem nos remete ao grego antigo παιδαγωγία (transliterado paidagōgeō). Na Grécia clássica o pedagogo era o escravo encarregado de acompanhar os meninos até a escola. No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade.
          Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação em nível de Licenciatura, conferida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ao curso que trata dos assuntos relacionados à Educação por excelência e difere do que acontece em alguns países como Estados Unidos e Reino Unido que, não há especificamente um curso de graduação em Pedagogia, mas concede-se um grau acadêmico de Doutor em Educação.
            O curso em questão através da grade horário-curricular habilita o graduado em: educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além de se dedicar à área técnica e científica da Educação.
        A pedagogia, os docentes são profissões de grande importância para o andamento de um país, a educação pode mudar a trajetória de vida de uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário