currículo escolar

CURRÍCULO ESCOLAR

      CURRÍCULO ESCOLAR abrange todas as experiências escolares de forma ampla ou restrita as atividades desenvolvidas dentro da escola, a princípio destacamos a primeira função do currículo, sua razão de ser, é a de explicitar o projeto as intenções e o plano de ação que preside as atividades educativas escolares.
      Enquanto projeto o currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento um instrumento útil para orientar a prática pedagógica uma ajuda para o professor. Por esta função não pode limitar-se a enunciar uma série de intenções princípios e orientações gerais que por muito distantes da realidade das salas de aula sejam de escassa ou nula ajuda para os professores.
     O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e no desenvolvimento do aluno. Assim é fácil perceber que a ideologia, a cultura e o poder nele configurados são determinantes para o resultado educacional que se produzirá.





 O Currículo Real é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.







O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.


O Currículo Preescrito atribuiu à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado. Mesmo o currículo sendo prescrito, o professor através de sua interação deve construir, no dia-a-dia, novas alternativas curriculares para a sua prática docente.

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