CURRÍCULO ESCOLAR
CURRÍCULO
ESCOLAR abrange todas as experiências escolares de forma ampla ou restrita as
atividades desenvolvidas dentro da escola, a princípio destacamos a primeira
função do currículo, sua razão de ser, é a de explicitar o projeto as intenções
e o plano de ação que preside as atividades educativas escolares.
Enquanto projeto
o currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento um
instrumento útil para orientar a prática pedagógica uma ajuda para o professor.
Por esta função não pode limitar-se a enunciar uma série de intenções
princípios e orientações gerais que por muito distantes da realidade das salas
de aula sejam de escassa ou nula ajuda para os professores.
O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e no
desenvolvimento do aluno. Assim é fácil perceber que a ideologia, a cultura e o
poder nele configurados são determinantes para o resultado educacional que se
produzirá.
O Currículo
Real é o currículo que acontece dentro da sala de aula
com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto
pedagógico e dos planos de ensino.
O Currículo Oculto é o termo usado para
denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos
professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem
diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos,
percepções, que vigoram no meio social e escolar.
O Currículo Preescrito atribuiu à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado. Mesmo o currículo sendo prescrito, o professor através de sua interação deve construir, no dia-a-dia, novas alternativas curriculares para a sua prática docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário